quinta-feira, 30 de setembro de 2010

II EXPOCATEQUESE – Curitiba – PR

Realizou-se na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Uberaba de Curitiba – PR a II EXPOCATEQUESE, no dia 25 de setembro de 2010.


Evento de grande importância especialmente por conteúdo Catequético. Preparado desde inicio do ano, fazendo parte do programa de catequese paroquial o Projeto da II EXPOCATEQUESE, MARCA PROFUNDAMENTE NOSSA COMUNIDADE PAROQUIAL. Ele envolve todas das crianças das oito comunidades da paróquia e foi além de nossa comunidade paroquial, pois recebemos visitas de diversas paróquias de Curitiba com diversos ônibus de catequistas e catequizandos. Tivemos durante a tarde de exposição aproximadamente 1500 crianças visitando a expocatequese.
Cada comunidade preparou três temas escolhidos entre estes: Batismo, Crisma, Matrimônio, Ordem, Confissão, Unção dos Enfermos, Jesus Cristo, Bíblia, Nossa Senhora, Papa Bento XVI, Terço, Criação do Mundo, Os Santos e as Imagens, Sagrada Família, Tempos Litúrgicos, Paramentos litúrgicos, A missa e suas Partes, 10 Mandamentos, Oração Igreja, Santo Aníbal, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Congregação Rogacionista, catequese com Adultos.

Foi muito bonito ver catequistas e catequizandos preparando estes temas, enfeitando seus standes e depois recebendo as visitas e apresentando o seu conteúdo.
Este é um evento que vale a pena, por sua grandeza e pela eficácia na catequese.
Certamente se aprende muito num evento como este. As crianças que prepararam e explicaram tais conteúdos certamente jamais irão esquecê-los. E o clima festivo, de alegria e fraternidade que esteve durante toda a II EXPOCATEQUESE, merece destaque. E que este evento tenha um efeito multiplicador e possa ser multiplicado em nossa paróquia sempre com apoio, colaboração e aceitação de todos. Parabéns a todos os organizadores, os catequistas e catequizandos.

Que Deus e Nossa senhora Aparecida abençoe a todos.

Pe. Raulino Coan

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Expocatequese 2010

Que sexta-feira chuvosa!
Deus nos coloca a prova a todo momento...
Enquanto organizávamos o salão para a expocatequese no sábado, o mundo desabava lá fora, chovia, chovia e chovia.
Surpresa no sábado, o dia estava sem chuva, só um pouco de frio e muitas visitas apareceram.
Calculamos que mil pessoas devem ter passado para visitar nossa expocatequese. Tudo preparado com carinho e alegria, dois ingredientes essenciais para o trabalho. Catequistas e catequizandos se envolveram e participaram para que tudo acontecesse e a comunidade pode ver que vale a pena trabalhar nessa Messe.

Antes mesmo da oração de abertura e da fita cortada, as pessoas já circulavam pelo salão e foi esse movimento a tarde toda, não demos tempo para o cansaço chegar.
E assim como tudo foi organizado, também foi desmontado para deixarmos a casa em ordem antes de voltarmos para casa, foi um bom trabalho.

Que Maria Santíssima possa nos agraciar com suas bênçãos e que por intermédio dela, seu filho Jesus nos mantenha firmes na caminhada.


Pe. Raulino na abertura oficial


Movimentação durante a expocatequese

No interior do salão paroquial os standes das turmas de catequese, onde as crianças apresentavam seus temas

Parte da equipe, felizes pelo dia de festa e de trabalho.

Na cozinha, muito trabalho. Pastel, bolo e refrigerante, uma delícia!



Agradecemos o trabalho de todos os que se empenharam para que esta festa acontecesse: catequistas, catequizandos, pais e paroquianos.

Um fraterno abraço.
Rosane Monteiro

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Para colorir

Essa é uma colaboração da catequista Suélly Lima da Primeira Etapa da Matriz.
Ela enviou estes desenhos, para o blog, para que vcs se divirtam imprimindo e colorindo bem bonito.
Depois podem levar pra ela ver!!



Um beijinho
Josi

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Para o Mês da Blíblia

Amigos
estou deixando aqui um teminha para o mês da Bíblia. Para quem se interessar.
Basta clicar sobre a imagem que ela fica maior, então você pode salvá-la e imprimir se assim desejar.


Se preferir, o texto é este...
" O Valor da Bíblia"
Há muitos anos, existiu um homem muito rico que no dia do seu aniversário convocou a criadagem a sua sala para receberem presentes.
Colocou-os a sua frente na seguinte ordem: cocheiro, jardineiro, cozinheira, arrumadeira e o pequeno mensageiro. Em seguida, dirigindo-se a eles, explicou o motivo de os haver chamado até ali e, por fim, fez-lhes uma pergunta, esperando de cada um a sua própria resposta.
Essa foi a pergunta feita:
- O que prefere você receber agora: esta Bíblia ou este valor em dinheiro?
- Eu gostaria de receber a Bíblia – Respondeu, pela ordem, o cocheiro – Mas, como não aprendi a ler, o dinheiro me será bastante mais útil!
Recebeu então a nota, de valor elevado na época, e agradeceu ao patrão. Esse pediu-lhe que permanecesse em seu lugar.
Era a vez do jardineiro fazer a sua escolha e, escolhendo bem as palavras, falou:
- Minha mulher está adoentada, e por esta razão tenho necessidade do dinheiro; em outra circunstância escolheria, sem dúvida, a Bíblia.
Como aconteceu com o primeiro, ele também permaneceu na sala após receber o valor das mãos do patrão. Agora, pela ordem, falaria a cozinheira, que teve tempo de elaborar bem a sua resposta:
- Eu sei ler, porém, nunca encontro tempo para sequer folhear uma revista; portanto, aceito o dinheiro para comprar um vestido novo.
- Eu já possuo uma Bíblia e não preciso de outra; assim, prefiro o dinheiro.
Informou a arrumadeira, em poucas palavras.
Finalmente, chegou a vez do menino de recados. Sabendo-o bastante necessitado, o patrão adiantou-se em dizer-lhe:
- Certamente você também irá preferir dinheiro, para comprar uma nova sandália, não é isso, meu rapaz?
- Muito obrigado pela sugestão. De fato estou precisando muito de um calçado novo, mas vou preferir a Bíblia. Minha mãe me ensinou que a Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro. Disse o pequeno mensageiro.
Ao receber o bonito volume, o menino feliz o abriu e nisso caiu aos seus pés uma moeda de ouro. Virando outras paginas, foi deparando com outros valores em notas. Vendo isso, os outros criados perceberam o seu erro e envergonhados deixaram o recinto.
A sós com o menino, disse-lhe comovido o patrão: “Que Deus o abençoe, meu filho, e também a sua mãe, que tão bem o ensinou a valorizar a Palavra de Deus.”
Pense agora: “O que pode ser mais valioso do que a palavra de Deus?”
Tudo aquilo que nós precisamos, Deus tem e deseja que tenhamos.
A nós, basta aceitar o que Ele nos oferece.

Autor desconhecido.


Se mais alguém tem algo para compartilhar, é só mandar para o e-mail fazecoar@gmail.com  com cópia para josistanger@gmail.com , desde já agradeço.
Josi