sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mensagem aos catequistas.

Sua vocação
Você, catequista, é chamado por Deus. O Senhor tomou a iniciativa e o convidou para que fizesse parte de sua obra, e você disse sim. “Sua vocação foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da VIDA: Jesus Cristo. Sabemos das dificuldades que enfrenta para realizar a sua missão, mesmo assim, teimosa e dedicadamente, prossegue neste peregrinar de partilha, de despojamento e aprendizagens.” (D. Eugênio Rixen**).


Elevamos nossa gratidão a Deus pelos 6000 catequistas de nossa arquidiocese que disseram o seu sim. Pedimos que o Senhor continue renovando o seu chamado a este verdadeiro exército, que nasceu do coração do Senhor e se mantem firme em seu ministério. (Pe. Roberto Nentwig)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Uma mensagem...

A vida humana é belissima, mas brevissima.

Tão breve como as gotas de orvalho que aparecem na calada da noite,
cintilam ao amanhecer e se dissipam ao calor do sol.
Cada um de nós vive num pequeno parentese do tempo.
Envolvemo-nos em tantas atividades sociais que não percebemos
o mistério que cerca a existência.

A infancia e a velhice parecem tão distantes, mas são tão próximas.
Num instante parecemos eternos, no outro, uma página da história.
Por ser tão breve a vida, deveriamos vivê-la com sabedoria
para sermos cada vez mais pais, educadores e profissionais inteligentes,
jovens mais sábios, amigos mais afetivos.

Do livro de bolso: Seja um lider de si mesmo - Agusto Cury - pág.10

Edno Stanger

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"Vem e segue-me!"

O Ano Novo começou e com ele chegaram seus desafios e esperanças. Na vida de cada um de nós é desejado sempre o melhor. Na igreja também é assim, pois a igreja somos todos nós que vamos à cátedra prestar nossos louvores e devoção ao nosso Pai Celeste.

Logo, em breve, estarão abertas as matriculas para a catequese, grande é a messe do Senhor, muitas crianças nascem a cada dia e crescem no amor de suas Famílias e precisam ser catequizadas. A catequese começa em nossa casa. Pais que se amam, transmitem os primeiros ensinamentos de que amar ao próximo é o mandamento maior.

Pois bem, Jesus nos mostrou em vida que é preciso catequizar. E chamou doze discípulos para que a exemplo Dele, catequizasse os povos todos, por onde quer que passassem. Ao longo da história da humanidade o chamado foi tomando forma e dimensão. Hoje, mais de dois mil anos depois do nascimento de Jesus, continuamos a chamar e ser chamados.

Vocação é chamado: Alguém chama e alguém é chamado. Ninguém chama alguém simplesmente por chamar, há uma ligação íntima entre aquele que vocaciona e o vocacionado ou chamado. E como disse Antoine de Saint-Exupéry em seu livro – O Pequeno Príncipe – “Você se torna eternamente responsável por aquele que cativas”, então quem vocaciona dá a vocação e alimenta a chama do vocacionado.

E o chamado hoje é: VENHA SER CATEQUISTA.
Ao ser chamado experimente dizer um SIM como tantos na história da humanidade e principalmente Maria, nosso primordial exemplo, quando invocada pelo Anjo, “Faça-se em mim segundo a vossa Palavra”( Lc 1, 38 ).

A nossa Paróquia (Nossa Senhora Aparecida), Matriz e suas sete capelas necessitam de pessoas que venham doar seus serviços à Igreja (a comunidade). Doar seu tempo à DEUS é gratificante e ecompensador. Uma vez neste caminho inserido, torna-se difícil abandonar. As crianças lhes suplicam a continuidade, sinal de que valeu a doação.

DEUS nos deu a vida, mas a vida em si não é o suficiente para DEUS. ELE quer mais e nos deu o livre arbítrio, para não ficarmos engessados em idéias e paradigmas ultrapassados. Uma das maneiras de tornar a vida agradável à DEUS é viver em prol do próximo e convidar (vocacionar) outros tantos a se juntarem a esta caminhada de Amor ao Pai, como exemplificou seu Filho e Nosso Senhor, Jesus.

Se você está pensando neste momento, que não tem aptidão e não sabe ser um catequista, então pense há dois mil anos atrás onde não haviam tecnologias, escolas, faculdades. Jesus, não foi chamar os advogados, ou estudados nos templos. Caminhando nas areias da praia, chamou pescadores e tornou-os pescadores de homens. “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” (Mateus 4:19. )

O mais interessante vem quando você pode imaginar que eles recusariam por não saber ler nem escrever e nem falar em publico. Não conheciam aquelas técnicas de pregação que Jesus utilizava. Mas, o que aconteceu foi fascinante, eles foram rápidos em responder não com palavras, mas com gestos. “Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. (Mateus: 4:20)

Não existiu até hoje quem se arrependesse de dizer “SIM”. Então, fica nosso convite: “Vem e segue-me!” (Lc 18, 22).

Pastoral da Catequese
Coordenador Paroquial da Catequese
Edno Stanger

“A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso peçam ao dono da colheita
que mande trabalhadores para a colheita” (Lc 10:2)