quinta-feira, 21 de abril de 2011

Páscoa do Senhor


"Ao celebrar o ciclo anual dos mistérios de Cristo, a Santa Igreja venera com particular amor a Bem-aventurada Mãe de Deus, Maria, que por um vínculo indissolúvel está unida à obra salvífica de seu Filho;
Em Maria a Igreja admira e exalta o mais excelente fruto da redenção e a contempla com alegria como puríssima imagem do que ela própria anseia e espera ser em sua totalidade".
(CT 1172)



Jesus convida à conversão. Este apelo é parte essencial do anúncio do Reino:
“Convertei-vos e crede na Boa-Nova” (Mc, 1, 15).


"Do processo e da busca de nosso Senhor surgiu um povo novo: a Igreja, povo da nova e eterna aliança, que agora celebra a Semana Santa.
O Jesus da entrada em Jerusalém, o do Lava-pés e da Santa Ceia, o da paixão e da cruz, o da morte e sepultura, o da ressurreição, é o senhor de nossa vida percorrendo o seu caminho de busca e realização do encontro com o Pai, abrindo o caminho para todo ser humano que queira realizar sua busca de Deus sem equívocos e ambigüidades, de forma realizadora. É Ele o nosso Senhor e Salvador!
A quaresma, com sua proposta de penitência e conversão, foi um bom caminho de preparação para a Páscoa, pois não há encontro com Jesus Cristo sem um aprofundamento do nosso viver cristão e sem uma abertura decidida aos outros, sobretudo os mais frágeis. Agora estamos celebrando a festa maior da nossa fé: a Páscoa do Senhor.
Celebrar a Páscoa - memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo - é testemunhar nossa fé na vida, na vitória do bem. Por isso a Igreja entoa cantos alegres, celebrando a vitória do Salvador. E nos convida a testemunharmos nossa fé por meio da prática do amor, da fraternidade, da solidariedade. Convida-nos a dar um sentido novo a nossa vida, que seja marcada pelo otimismo, pela alegria, pelo compromisso de amor a Deus e aos irmãos.

Alegremo-nos! O Senhor ressuscitou! Com esses sentimentos, quero expressar a todos meus cordiais votos de uma Feliz e Santa Páscoa, repleta das bênçãos do Cristo Ressuscitado."

(Este texto foi tirado daqui)

Tenham Todos ou páscoa abençoada!

Coordenação Paroquial da Catequese.






terça-feira, 12 de abril de 2011

Eclesiologia

A Paróquia que nos acolheu neste último encontro da Escola do Discípulo Amado, foi a São Martinho de Lima. Na pessoa da Maria Alice, a coordenadora da catequese.


Uma igreja muito bonita, com três missas celebradas no dimngo pela manhã, todas lotadas de fiéis animados em participar da celebração Eucarística.


Participara deste encontro cerca de 70 catequistas das cinco par´qoquia do Setor Cajuru.

O tema abordado foi Eclesiologia. Por nossa amiga Luzilete, que participa ativamente da equipe de liturgia da nossa Matriz. E faz parte do grupo de formadores do Setor.