segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SER CATEQUISTA ROGACIONISTA

Todo e qualquer catequista que esteja dentro dos parâmetros pré-estabelecidos pela Santa Sé em seus mais diversos documentos Episcopais, Arquidiocesanos e  paroquiais, tem por meta Ecoar a Palavra de Deus , por este mundo afora. Já o ser Catequista Rogacionista, é ser um pouco mais, é fazer Ecoar a Palavra de Deus e Propagar as súplicas por mais Operários para a Messe (Lc 10)
O catequista Rogacionista é aquele que sente o chamado e a necessidade que outrora o próprio Santo Aníbal Maria di Francia sentiu em Avinhão/Messina na Itália.
Preocupado com as necessidades da comunidade em que vive se coloca a serviço desta para ver crescer a esperança de dias melhores.
Vivemos os mesmos temores de Santo Aníbal quando vemos seminários vazios, casas religiosas sendo fechadas por falta de vocações e um mundo cheio de querer(*) e sem tempo para se doar.
Aqui o catequista Rogacionista abre o Evangelho e vê à sua frente o apelo por mais vocações, mais operários para trabalhar para o Reino de Deus.
Precisamos de Catequese Familiar onde os pais com seu próprio exemplo possam dar ao mudo pessoas sem ódio, sem esse vazio de Deus hoje existente. Mas precisamos de pais conscientes de sua missão dentro do lar para que esta catequese familiar seja exemplo de fato. Os filhos não podem copiar pais desonestos, despreocupados com o próximo...
Precisamos de uma Catequese Infantil onde as crianças aprendam a conviver umas com as outras, criando uma sociedade mirim justa, fraterna e cristã para que no futuro isto se repita. Mas precisamos de catequistas mais empenhados, preocupados em aprender mais a ser do mundo do que de si, ser mais eloquentes com seu ensinar, fazendo-se exemplo para os pequeninos como foi Jesus nosso Mestre.
Precisamos de uma Catequese Catecumenal onde as pessoas adultas busquem querer ser do mesmo grupo de Jesus, como fizeram os primeiros cristãos que ao verem o exemplo dos apóstolos e escutarem suas palavras e ensinamentos queriam também pertencer a este modo de vida. Mas precisamos de pessoas adultas capazes de se desprender das coisas mundanas para se esvaziar um pouco e então poder se encher de Deus.

Precisamos de CATEQUISTAS ROGACIONISTAS.

"Enviai Senhor, Operários e operárias à vossa messe."

Nenhum comentário: